A nova roda de pesquisa do Instituto Voz e Pesquisa – revela os resultados da segunda rodada da pesquisa para a disputa pela Prefeitura de Araguaína nas eleições de 2024, trazendo empate técnico, dentro da margem de erro, entre o Deputado Jorge Frederico (Republicanos) e atual prefeito, Wagner Rodrigues, filiado ao União Brasil e sucessor de Ronaldo Dimas.
Na consulta estimulada, Wagner aparece com 39% das intenções de voto, considerando a margem de erro Wagner tem entre 35,5% e 42,5% da preferência do eleitorado. Jorge Frederico aparece com 34%, considerando a margem de erro ele tem entre 30,5% e 37,5% das intenções de voto dos araguainenses. Portanto, estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro. O terceiro colocado, Célio Moura, do PT, tem 5% das intenções de voto, considerando a margem de erro ele tem entre 1,5% e 8,5% da preferência dos eleitores. O número de indecisos é de 13%, enquanto 7% dos entrevistados declararam voto em branco ou nulo, e 2% dos entrevistados não respondeu.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral/TRE/TO sob o número TO-07385/2024 e realizada entre os dias 02 a 05 de julho. Foram aplicados 800 questionários, com uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos e um intervalo de confiança de 95%. Segundo o instituto a cidade foi dividida em seis setores que formam conglomerados com os bairros.
A pesquisa atual traz ainda a evolução dos pré-candidatos em relação à primeira rodada, divulgada no dia 20 de maio de 2024. Naquela ocasião, Wagner Rodrigues tinha 36% das intenções de voto, o que representa um aumento de 3 pontos percentuais na pesquisa mais recente. Jorge Frederico, que anteriormente tinha 31%, também registrou um crescimento de 3 pontos percentuais.
Célio Moura, que contava com 7% das intenções de voto na primeira rodada, apresentou uma leve queda de dois pontos percentuais, alcançando 5% nesta segunda rodada.
Além disso, o número de indecisos diminuiu de 16% para 13%. A quantidade de votos brancos ou nulos reduziu, passando de 8% na primeira rodada para 7% na segunda. O percentual de entrevistados que não responderam manteve-se em 2%.
Atual prefeito segue com a maior rejeição
O Instituto Voz e Pesquisa – Vope traz os resultados desta segunda rodada da pesquisa quanto a rejeição dos pré-candidatos à Prefeitura de Araguaína nas eleições de 2024.
Na pesquisa de rejeição, Wagner Rodrigues, do União Brasil, lidera com 29%. Célio Moura, do PT, aparece em seguida com 16%, enquanto Jorge Frederico, do Republicanos, vem bem atrás, com apenas 12%.
A pesquisa também mostrou que 32% dos entrevistados não rejeitam nenhum dos nomes dos pré-candidatos, enquanto 8% optaram por branco ou nulo, e 3% não respondeu.
Metodologia da pesquisa
Pesquisa de intenção de voto para prefeito de Araguaína nas eleições 2024, realizada pelo Instituto Voz e Pesquisa Tocantins – VOPE e o Jornal Primeira Página, de Palmas, capital do Tocantins. Levantamento quantitativo, na modalidade estimulada, com as entrevistas ocorrendo entre os dias 02 a 05 de julho de 2024.
O registro no Tribunal Superior Eleitoral/TRE/TO tem o número TO-07385/2024. Foram ouvidos 800 eleitores, com a cidade sendo dividida em seis setores englobando os bairros de Araguaína. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. O Estatístico responsável é João Soares de Araújo Neto, com registro no Conselho Regional de Estatística – CONRE 6892.
A metodologia científica elaborada pelo estatístico teve entrevistas com os eleitores de Araguaína realizadas de forma direta, baseada em questionário estruturado, sendo utilizado o desenho amostral, partindo da Metodologia de AAS (Amostragem Aleatória Simples), tendo por objetivo o dimensionamento da amostra, para a redução de erros e a consequente obtenção de uma amostra significativa em relação a população componente do universo pesquisado.
Foram utilizados como base de referência para o dimensionamento da amostra, as informações do cadastro de eleitores do TRE/TO, tendo como referência o mês de maio de 2024, e o Censo Populacional de 2022 do IBGE, para identificação das seguintes variáveis, além do critério geográfico: Número de eleitores, por sexo, faixa etária, grau de instrução, e renda per capita da população (com a renda per capita – individual, e não familiar- sendo extraída do Censo 2010 do IBGE).
A pesquisa foi realizada entre os dias 02 a 05 de julho de 2024, com registro no TSE/TRE/TO número TO-07385/2024. Foram entrevistadas 800 pessoas, com uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos e um intervalo de confiança de 95%
A pesquisa foi divulgada pelo Jornal Primeira Página
Mín. 25° Máx. 41°