Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi
O município de Gurupi foi contemplado com o Selo de Responsabilidade Social “Quem Regulariza Dignifica”, na categoria Prata, entregue pelo Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária do Poder Judiciário do Tocantins. O reconhecimento é em reconhecimento às boas práticas implementadas na regularização fundiária, conduzidas pelo programa Escritura Gurupi, que tem transformado a realidade de inúmeras famílias no município.
O Secretário de Desenvolvimento Urbano, Eremilson Leite, destacou o impacto positivo do programa, que já possibilitou a entrega de 1.186 escrituras de forma totalmente gratuita para famílias de Gurupi nos últimos anos. “A regularização fundiária é mais do que uma ação administrativa, é uma forma de garantir dignidade e respeito às famílias. Esse título se deu pelas boas práticas aplicadas para a regularização fundiária, isso inclui, o investimento da gestão em equipamentos e treinamentos da equipe comprometida com o projeto Escritura Gurupi”, afirmou o secretário.
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, celebrou o reconhecimento como uma conquista de toda a gestão municipal e das famílias beneficiadas. “A entrega de escrituras é um momento único, em que podemos dar às famílias a tranquilidade e a segurança de saber que o imóvel onde vivem é, de fato, delas. É uma honra e uma alegria receber esse prêmio, que demonstra que estamos no caminho certo ao transformar vidas e garantir cidadania por meio do programa Escritura Gurupi”, declarou a prefeita.
A prefeita Josi Nunes antecipou que no dia 12 de dezembro serão entregues 150 escrituras às famílias do Povoado Trevo da Praia, concretizando o sonho de décadas dessas famílias.
Escritura Gurupi
Lançado em fevereiro de 2022 pela Prefeitura de Gurupi, o Programa Escritura Gurupi intensificou as atividades de regularização fundiária no município e visa proporcionar mais dignidade e segurança jurídica para 10.400 famílias gurupienses que ainda não possuem escrituras de seus imóveis. Até hoje, 1186 famílias já foram beneficiadas pelo programa.
O programa conta com a parceria do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, por meio do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref); do Governo do Tocantins, por meio da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias), e do Cartório de Registro de Imóveis de Gurupi.
Mín. 21° Máx. 35°