Quarta, 19 de Janeiro de 2022
29°

Pancada de chuva

Paraíso do Tocantins - TO

Cultura Tocantins

Com apoio do Governo do Tocantins, Encontro de Folias e Foliões de Monte do Carmo mobiliza centenas de pessoas

1º Encontro de Folias e Foliões de Monte do Carmo e 2º Festival Cultural celebraram os 280 anos de história do município e os 58 anos de emancipação com atividades culturais promovidas por meio da Lei Aldir Blanc

25/10/2021 às 20h15
Por: Portal ToNotícias Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Foliões encantam os visitantes com apresentação dos elementos como caixa, viola e suça - Foto: Henrique Vieira/Governo do Tocantins
Foliões encantam os visitantes com apresentação dos elementos como caixa, viola e suça - Foto: Henrique Vieira/Governo do Tocantins

Localizada a 90 km de Palmas, a cidade de Monte do Carmo atraiu os olhares de centenas de tocantinenses que participaram, nesse sábado, 23, e domingo, 24, das programações do 1º Encontro de Folias e Foliões de Monte do Carmo. O evento foi realizado juntamente com o 2º Festival Cultural, que celebrou os 280 anos de história do município e os 58 anos de emancipação.

Executado com apoio da Lei Aldir Blanc, gerenciada no Estado pelo Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), o 1º Encontro de Folias e Foliões de Monte do Carmo ocorreu de forma híbrida e reuniu, na Praça Alexandrino Pinto Cerqueira, foliões de diversas cidades em apresentações de suça, tambor, vena, catira, caixa e viola.

Transmitido ao vivo, o evento contou com uma programação virtual com a estreia de sete mini documentários, que retratam os principais elementos da tradição da folia, que é transmitida por gerações em todo o Tocantins. Durante as celebrações, os participantes acompanharam shows on-line e ao vivo e corte do bolo que celebrou os 280 anos de fundação do município de 8 mil habitantes.

Para o prefeito de Monte do Carmo, Arquivardes Avelino Ribeiro, o apoio da Lei Aldir Blanc, por meio do Governo do Estado, foi fundamental na realização do evento e na retomada das atividades culturais do município. “Um recurso que ajudou muitos moradores que fazem a cultura carmopolitana. Esta festa só foi possível graças à Lei Aldir Blanc, um trabalho de parceria e colaboração que gerou um resultado muito importante para a valorização das nossas tradições”, afirmou.

Responsável pela execução do projeto do Encontro de Folias, Rosa Amaral, destacou o sucesso do evento. “O recurso da Lei Aldir Blanc permitiu que a gente melhorasse nossa estrutura cultural, comprássemos equipamentos e ajudássemos todas as pessoas envolvidas na cultura. Por meio do Encontro de Folias, desenvolvemos várias ações, ampliando o uso desse recurso que foi destinado ao projeto”, ressaltou.

Para o folião e músico, Mundico Ferreira Carvalho, o evento é um marco para a cultura do município. “Estamos celebrando a nossa tradição e religiosidade. Um evento muito bonito, que emocionou todos os participantes, pois é a união de todas as folias após um período de distanciamento”, completou.

Mini Documentários

Os elementos que compõem a religiosidade e a cultura popular da Folia Do Divino Espírito Santo em Monte do Carmo foram destaques nos mini documentários apresentados durante o Encontro de Folias, que também podem ser acessados no Youtube, pela página oficial do evento.

Para o produtor cultural Diego Britto, diretor dos documentários, os curtas-metragens que levam como temas Congo, Taieiras, Suça e Tambor, Pandeiro, Caixa, Viola e Bolos auxiliarão na divulgação e no fortalecimento das tradições. “Cada festejo, seja ele Divino, Reis, Nossa Senhora do Rosário, tem sua representatividade. Mostrar isso em forma de documentários acabou surgindo naturalmente durante o processo das oficinas, pois irá auxiliar a propagar essa cultura única e rica de Monte do Carmo”, descreveu Diego Britto.

Adetuc em Ação

Representada pela vice-presidente, Mounira Hawat, e o superintendente de Cultura Relmivam Milhomem, a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa esteve presente no evento e aproveitou a oportunidade para pautar assuntos da integração cultural e a valorização dos ritos tradicionais.

O superintendente do Desenvolvimento da Cultura, Relmivam Milhomem, frisou que o objetivo da Lei Aldir Blanc é promover espaços em que a cultura integre as comunidades e que movimente as pessoas para que se envolvam no processo de produção cultural. “Em todo o Estado, a Lei Aldir Blanc vem transformando a forma como as pessoas viam e participam dos processos culturais. Um resultado muito plausível”, revelou.

Já a vice-presidente, Mounira Hawat, que na oportunidade representou o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, parabenizou a organização do evento e destacou a parceria com as entidades e produtores de cultura. “Acompanhar eventos como este nos permite avaliar o impacto positivo dos recursos na promoção da cultura e na integração das comunidades. É uma determinação do presidente Jairo Mariano, que estejamos mais próximos das ações de cultura, para que possamos impulsioná-las e ampliá-las por todo o Estado”, completou Mounira Hawat.


Com apoio do Governo do Tocantins, Encontro de Folias e Foliões de Monte do Carmo mobiliza centenas de pessoas
Encontro foi marcado por apresentações culturais ligadas à Folia do Divino - Henrique Vieira/Governo do Tocantins
Com apoio do Governo do Tocantins, Encontro de Folias e Foliões de Monte do Carmo mobiliza centenas de pessoas
Equipe da Adetuc acompanhou evento que ocorreu de forma híbrida - Henrique Vieira/Governo do Tocantins
Com apoio do Governo do Tocantins, Encontro de Folias e Foliões de Monte do Carmo mobiliza centenas de pessoas
Evento realizado juntamente com o 2º Festival Cultural, que celebrou os 280 anos de história do município e os 58 anos de emancipação - Henrique Vieira/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias