Quarta, 19 de Janeiro de 2022
29°

Pancada de chuva

Paraíso do Tocantins - TO

Justiça Tocantins

Seciju promove palestra sobre prevenção aos cânceres de mama e colo de útero para mulheres acompanhadas pela Cepema

Ação das Centrais de Penas e Medidas Alternativas de Palmas e Paraíso ocorreu em parceria com a Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Palmas

28/10/2021 às 13h25
Por: Portal ToNotícias Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Em Palmas, a Cepema promoveu uma palestra on-line com a participação da gerente de Políticas de Alternativas Penais, Bárbara Vieira - Foto: Divulgação
Em Palmas, a Cepema promoveu uma palestra on-line com a participação da gerente de Políticas de Alternativas Penais, Bárbara Vieira - Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) continua promovendo ações em prol da campanha nacionalOutubro Rosavoltadas à sensibilização e prevenção dos cânceres de mama e de colo de útero. Dessa vez, as Centrais de Penas e Medidas Alternativas (Cepema) de Palmas e de Paraíso promoveram, nessa quarta-feira, 27, palestras e orientações para as mulheres que cumprem pena e medidas alternativas; pena no regime aberto ou livramento condicional. A ação ocorreu em parceria com a Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer e abordou temas sobre o autocuidado, a importância do exame de mama anual e preventivo do câncer de útero, métodos preventivos, predisposições e tratamento.

A gerente de Política de Alternativas Penais da Seciju, Bárbara Vieira, explicou o foco da ação voltada às mulheres acompanhadas pela Cepema. “As ações doOutubro Rosa, bem como as demais ações realizadas em outras campanhas, são uma responsabilidade social importante que tem o objetivo de levar informação e promover a saúde e a qualidade de vida de mulheres acompanhadas pelas Centrais. O foco dessa ação é conscientizar quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, sendo uma estratégia importante para contribuir na redução das taxas de mortalidade do câncer de mama e de colo de útero”, frisou a gerente.

Um Toque de Amor, Prevenção e Cuidado

A primeira palestra com o temaUm Toque de Amor, Prevenção e Cuidadoocorreu pela manhã, via plataforma Youtube da Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional (Esgepen), sendo ministrada pela médica especialista em família e comunidade, Fernanda Navarini Queiroz, que falou sobre prevenção, diagnóstico precoce, rastreamento e os impactos da doença. “A prevenção não é feita somente por meio de exames, por isso chamamos atenção para a necessidade de mudança de hábitos saudáveis, como atividades físicas e o autoconhecimento das mamas para identificação de possíveis mudanças; o autoexame, e os cuidados sobre o rastreamento para casos existentes na família para um diagnóstico precoce que aumenta as chances de cura dos pacientes oncológicos”, pontuou a médica.

Já a Psicóloga e Vice-Presidente da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer, Mayra Pagani Almeida, iniciou a palestra apresentando a instituição que apoia pacientes oncológicos e falou sobre as assistências prestadas a eles. “A Liga atua em duas frentes: a prevenção trabalhada por meio da informação de cunho educativo e os exames preventivos, como o ‘Papanicolau’ para detecção de câncer do colo do útero, e o clínico, todos gratuitos. Além disso, atua no apoio psicológico aos pacientes e com assistências materiais para as que se encontram em situação de vulnerabilidades financeiras, como medicamentos para o tratamento, entre outros”, falou.

O responsável técnico da Cepema de Palmas, Marciano Almeida da Silva, reiterou os agradecimentos em nome da equipe multiprofissional da Cepema e colocou o espaço à disposição para novos debates informativos, de divulgação e de acolhimento. Após a explanação dos temas, foi aberto o chat para esclarecimentos sobre procedimentos de prevenção, como a vacina HPV no combate ao câncer de colo de útero; próteses de silicone; uso de anticoncepcionais e a possível relação com câncer de colo de útero, bem como o câncer de mama; predisposições aos cânceres; câncer de mama masculino; entre outros questionamentos feitos pelas participantes.

Cuidar de si é a maior prova de amor

Em Paraíso, a palestra ocorreu no Fórum do Município e foi coordenada pela psicóloga da Cepema que também atende as mulheres acompanhadas, Adriana Roos. Ela destacou a importância de as mulheres terem acesso a informações sobre o assunto. “A Cepema busca atender as pessoas de forma ampla, não apenas acompanhando o cumprimento da sua pena, mas assistindo de maneira multidisciplinar e, nesse aspecto, se encaixa a palestra de hoje que visa trazer informações a respeito, não somente do câncer da mama, mas do cuidado íntimo e pessoal que devem ter consigo como um toque de cuidado e de amor”, ressaltou Adriana Roos.

A palestra foi ministrada pela enfermeira e presidente da Liga Feminina, Fábia Cristine Peres Assunção. Do mesmo modo, foram debatidos assuntos pertinentes à sensibilização para os cuidados necessários à prevenção dos cânceres de mama e de colo de útero para às mulheres acompanhadas em Paraíso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias