Quarta, 19 de Janeiro de 2022
29°

Pancada de chuva

Paraíso do Tocantins - TO

Justiça Tocantins

Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial convoca entidades não governamentais para processo de eleição

Inscrições para compor o Conselho seguem até o dia 16, às 18 horas, com envio de documentação exigida no Edital por e-mail, Correios ou protocoladas pessoalmente

11/11/2021 às 22h20
Por: Portal ToNotícias Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
O Cepir é um instrumento essencial na fiscalização das políticas públicas voltadas a assegurar direitos individuais e coletivos da população negra e de outros segmentos étnicos raciais - Foto: Governo do Tocantins
O Cepir é um instrumento essencial na fiscalização das políticas públicas voltadas a assegurar direitos individuais e coletivos da população negra e de outros segmentos étnicos raciais - Foto: Governo do Tocantins

OConselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), ligado à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), está com processo eleitoral aberto para a escolha de entidades não governamentais para atuar no biênio 2021-2023. As inscrições encerram dia 16 de novembro, às 18 horas.

Poderão candidatar-se às entidades da sociedade civil organizada, sem fins lucrativos, de abrangência estadual e com relevantes atividades relacionadas à defesa dos direitos da população negra de outros segmentos étnicos raciais, religiões de matrizes africanas, comunidades tradicionais, Organizações, Grupos ou entidades indigenistas e povos ciganos para compor o Conselho.

A diretora de Direitos Humanos da Seciju, Sabrina Ribeiro, chama a atenção para a importância da participação da sociedade civil na composição do Conselho. “O Cepir é uma entidade extremamente importante na fiscalização de políticas públicas e o processo de eleição é essencial para que se tenha paridade de participação entre o Poder público e as instituições civis organizadas envolvidas na garantia dos direitos humanos”, enfatiza a diretora.

Etapas da Eleição

Os interessados em concorrer ao pleito devem preencher os seguintes documentos que constam noEdital: Anexo I – Requerimento de Inscrição; Anexo II – Declaração e Anexo III – Relatório de atuação. Após o preenchimento desses anexos, devem encaminhar, juntamente com a documentação exigida neste Edital, com a data de postagem via Sedex, para a Diretoria de Direitos Humanos no endereço: (Quadra 103 Norte, Avenida LO-04, Lote 31 Edifício Milton Ayres Palmas - Tocantins - CEP: 77.001-038), ou enviar a documentação exigida digitalizada para o e-mail:[email protected]; ou ainda, protocolar presencialmente na sede da Casa dos Direitos Humanos/TO no endereço acima transcrito, até as 18 horas do dia 16 de novembro de 2021.

A eleição das organizações da sociedade civil terá como etapas: a habilitação das entidades; o resultado da habilitação; o Fórum Estadual para a Eleição de Conselheiros da Sociedade Civil; a homologação da eleição; e a solenidade de posse, previstas para novembro deste ano.

A atual presidente do Cepir, Edilma Barros, explica sobre a composição do Conselho. “O Cepir é composto por 16 membros, sendo oito representantes do Poder Público Estadual, oito representantes de entidades da sociedade civil organizada e três personalidades notoriamente reconhecidas no âmbito das relações raciais e, no mês dedicado à consciência negra, o Conselho tem trabalhado para a continuidade das ações em favor da causa pela próxima diretoria que ficará a cargo da sociedade civil”, falou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias