Quarta, 19 de Janeiro de 2022
29°

Pancada de chuva

Paraíso do Tocantins - TO

Agricultura Tocantins

Governo do Tocantins e ANA vão elaborar termo de referência para desassoreamento de trecho do Rio Javaés

Expectativa é que os serviços de desassoreamento sejam realizados no próximo ano

12/11/2021 às 09h50
Por: Portal ToNotícias Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Serviços de desassoreamento devem ser realizados no próximo ano - Foto: Divulgação
Serviços de desassoreamento devem ser realizados no próximo ano - Foto: Divulgação

Em reunião realizada na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), nessa quinta, 11, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), discutiu sobre o desassoreamento de trecho do Rio Javaés, localizado na entrada da Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo.

De acordo com o secretário da Seagro, Jamie Café, ficou acordado que a ANA vai auxiliar o Governo tocantinense na elaboração de um termo de referência para fazer a desobstrução do trecho. Em seguida, será feito um plano de ação e a apresentação do documento aos órgãos competentes, como Ministério Público Federal e Ibama, cumprindo todas as normas legais e ambientais.

“O assoreamento no trecho do Javaés, na entrada da Ilha do Bananal, está ocasionando prejuízos em todas a extensão do Rio e afetando diretamente as comunidades tradicionais ribeirinhas, indígenas e agricultores”, destacou o secretário, após reunião com o diretor da ANA, Vitor Eduardo Almeida.

Ainda segundo informou Jaime Café, a região em questão é muito arenosa e ao longo dos anos foi impactada pelo assoreamento e em determinados períodos do ano, devido a baixa quantidade de chuvas, muitos quilômetros do rio ficam secos. “O objetivo principal é que o rio volte a correr normalmente”, detalhou ele, esclarecendo que entre os os problemas identificados estão os bancos de areia, formados no leito em determinados períodos do ano, e sedimentos impedem a passagem de água do rio Araguaia para o Javaé.

A expectativa é que os serviços de desassoreamento sejam realizados no próximo ano, em 2022.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias