Sábado, 27 de Novembro de 2021
27°

Poucas nuvens

Paraíso do Tocantins - TO

Geral Tocantins

Naturatins e PrevFogo levam 4,2 mil mudas de espécies do Cerrado para áreas indígenas

Mudas de espécies nativas do Cerrado foram destinadas à áreas das comunidades indígenas Javaés e Xerente do Tocantins para recuperação de vegetações impactadas

19/11/2021 às 10h15
Por: Portal ToNotícias Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Licitação pode ser feita através do e-mail e o responsável terá o prazo de cinco dias úteis para retirada - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins
Licitação pode ser feita através do e-mail e o responsável terá o prazo de cinco dias úteis para retirada - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em parceria com a equipe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais(PrevFogo)doInstituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis no Tocantins (Ibama/TO) levaram nessa quinta-feria, 18, cerca de 4,2 mil mudas de espécies nativas do Cerrado para áreas de comunidades indígenas do Estado. A mudas produzidas para distribuição é uma ação que faz parte do programaRestaura-TO, lançado pelo Governo do Tocantins.

A equipe do Parque Estadual do Lajeado (PEL), junto com a brigada doPrevFogo-Ibama preparou as cargas de mudas de espécies nativas do Cerrado, que vão contribuir com a recomposição da vegetação em áreas impactadas no período de estiagem oudegradadas por ação antrópica. E de acordo com informação da equipePrevFogo-Ibama/TO, metade das mudas estão sendo destinadas para recuperação de áreas impactadas por incêndios florestais nas aldeiasJavaésda Ilha do Bananal e a outra metade, encaminhada para a brigada IndígenaXerentena aldeia Cachoeirinha, no município deTocantínia, região central do Estado.

"Neste ano realizamos a coleta de sementes, mas com a mudança de local, o nosso viveiro de mudas está em construção. Com a parceria doNaturatins,metade das mudas cedidas serão utilizadas no projeto de alargamento da mata ciliar de áreas de nascentes, localizadas no centro da terra indígenaXerente”,contouPedro PauloXerente, supervisor de brigada doPrevFogo-Ibama/TO, que complementou.

“O objetivo do alargamento é garantir a continuidade da água que tem um importante papel para a garantia hídrica de diversas comunidades, que são beneficiadas pela nascente do córregoPiabainha, próximo da Baseda brigada. A outra metade vai atender as ações de recuperação de áreas nas aldeiasJavaésda Ilha do Bananal”, esclareceuPedro PauloXerente.

“A doação de mudas para o Ibama faz parte do trabalho da brigada porque além da prevenção, reuniões para definir o calendário, realização de queimas prescritas e combate aos incêndios, as equipes também atuam na restauração da vegetação nativa, após os incêndios florestais. Então, esse momento da doação de mudas agora, é o momento da restauração, avaliaroimpacto e começar a corrigir com essas mudas”, pontuou Warley Rodrigues, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas doNaturatins.

“Nós estamos nessa parceria com o Ibama-Tocantins, através da brigada doPrev-Fogo, para eles plantarem de acordo com a estratégia e a necessidade que eles têm de recuperar os passivos ambientais nas áreas indígenas. Todo esse trabalho que está sendo feito pela brigada compõe o escopo do programaRestaura-TO, que é o programa de restauração florestal lançado pelo Governo do Tocantins. A partir daí vem essas ações de implantação de viveiro, de plantio e doação de mudas”, concluiu Warley Rodrigues.

Distribuição de mudas

A distribuição de mais de 58 mil mudas de espécies nativas do Cerradoocorre de 17 a 26 de novembro e estará atendendo àsolicitação das prefeituras municipais com até 250 exemplarese as pessoas físicas até o limite de 50 unidades.

A solicitação deverá ser registrada através doe-mail[email protected]e o responsável terá o prazo de cinco dias úteis, para retirar por conta própria seus pedidos diretamente no viveiro do Parque Estadual do Lajeado (PEL). Após o prazo, a autorização para retirada de mudas do viveiro expira.Serão entregues mudasde espécies variadas, não sendo permitido fazer escolhas.

Vanessa Braz Carneiro, gerente de suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico doNaturatinsreitera que a ação também será estendida para o atendimento de produtores rurais do entorno do Parque do Lajeado. “Um levantamentode áreas degradadas no entorno daUnidade de Conservação foi realizado pelagerência do Parque. E nós vamos oferecer mudas aos proprietários dessas áreas, para incentivar a recomposição da vegetação nativa”, afirmou a gerente.

A produção e distribuição das mudas é um trabalho dos agentes ambientais e servidores do Parque do Lajeado, da Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APA Serra do Lajeado) e da Área de Proteção Ambiental do Lago de Palmas (APA Lago de Palmas). E no primeiro dia de distribuição também foram entregues mudas para os servidores doNaturatins, na sede do Instituto, bem como para integrantes das escolas municipais Beatriz Rodrigues da Silva e Monteiro Lobato, na Capital.

Naturatins e PrevFogo levam 4,2 mil mudas de espécies do Cerrado para áreas indígenas
Cerca de 4,2 mil mudas de espécies nativas do Cerrado vão contribuir com a recomposição da vegetação em áreas indígenas - Naturatins/Governo do Tocantins
Naturatins e PrevFogo levam 4,2 mil mudas de espécies do Cerrado para áreas indígenas
Equipes do Parque do Lajeado e do PrevFogo-TO preparam a carga de mudas de espécies nativas para o transporte - Naturatins/Governo do Tocantins
Naturatins e PrevFogo levam 4,2 mil mudas de espécies do Cerrado para áreas indígenas
Mudas produzidas para distribuição é uma ação que faz parte do programa Restaura-TO, lançado pelo Governo do Tocantins - Naturatins/Governo do Tocantins
Naturatins e PrevFogo levam 4,2 mil mudas de espécies do Cerrado para áreas indígenas
Distribuição das mudas de espécies nativas do Cerrado ocorre de 17 a 26 de novembro - Naturatins/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias