Sábado, 27 de Novembro de 2021
24°

Poucas nuvens

Paraíso do Tocantins - TO

Saúde Tocantins

Hospital Geral de Palmas oferta cinesioterapia aos pacientes

Unidade hospitalar, por meio do "Projeto Reab", oferta a cinesioterapia aos usuários após a alta do cuidado intensivo por Covid-19 ou outras patologias e que necessitam de reabilitação

22/11/2021 às 20h25
Por: Portal ToNotícias Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
A fisioterapeuta Marci Sobreira realizando exercícios com os usuários - Foto: Luciana de Barros/Governo do Tocantins
A fisioterapeuta Marci Sobreira realizando exercícios com os usuários - Foto: Luciana de Barros/Governo do Tocantins

Pacientes pós-covid-19, como também os portadores de outras patologias, que estão internados no Hospital Geral de Palmas (HGP), muitas vezes necessitam de reabilitação para recuperar movimentos. O setor de fisioterapia possui um papel crucial na reabilitação deste usuário, para que ele possa retornar às suas atividades normais da rotina diária. O HGP, neste caso, por meio do projetoReab, oferta a cinesioterapia. O espaço conta uma equipe de profissionais fisioterapeutas qualificados e realiza cerca de 200 atendimentos por mês. Além disso, o serviço atende acompanhantes, servidores que necessitam realizar exercícios para fortalecer os movimentos quando necessário.

A coordenadora-geral do serviço no HGP, Cirlei Bezerra da Silva, explica sobre o serviço. “A sala de cinesioterapia era um projeto antigo da unidade, que estávamos estruturando, que veio ao encontro do projeto Reab, voltado para reabilitação de pacientes com covid-19. Fomos contemplados com equipamentos novos e, hoje, ajuda pacientes que têm dificuldades de locomoção e principalmente os que possuem sequelas da doença. No espaço criado, podemos ofertar uma reabilitação mais adequada ao usuário, com equipamento específico, proporcionando o retorno do paciente às atividades da rotina”, ressaltou.

A coordenadora ainda acrescenta “o local é uma realização de um sonho. Da equipe de fisioterapia, nós todos sempre tivemos essa vontade de poder crescer e ofertar um serviço como este de qualidade para nosso paciente. A fisioterapia é o milagre do trabalho com mãos, praticamente sem medicação, devolvendo a vontade de voltar a viver", enfatizou.

Beneficiada

A professora Maria de Jesus Carvalho é uma das pacientes beneficiadas que realiza tratamento no HGP. “Antes, eu permanecia na cama, sem movimentar muito o meu corpo. Quando comecei a realizar a fisioterapia, comecei a verificar os resultados. Toda vez que o profissional me convida, eu venho. É muito bom. Eu gosto muito do trabalho da profissional. Eu saio daqui muito feliz”, declarou.

Sobre oReab

A unidade faz parte dos cinco hospitais do Brasil participantes do projetoReab,que busca promover a reabilitação hospitalar de pacientes pós-covid-19. O HGP é um dos cinco hospitais escolhidos entre 6,5 mil hospitais do Brasil, para fazer parte doProjeto Reabpós-covid-19, realizada em parceria com o Hospital Sírio Libanês, o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

O diretor-geral do HGP, Leonardo Toledo, destaca que "nós temos uma satisfação muito grande de poder contar com um projeto como oReabe ofertar a nossos pacientes a cinesioterapia. Sabemos que tal serviço auxilia a unidade hospitalar a reduzir o tempo de permanência de pacientes crônicos, rotatividade de leitos, ajuda na liberação para outros pacientes, além de oferecer uma reabilitação de qualidade aos usuários”, afirmou.

Sobre cinesioterapia

A cinesioterapia é um conjunto de exercícios terapêuticos que auxiliam na reabilitação dos movimentos, fortalecendo e alongando os músculos, além de ajudar a qualidade de vida e prevenir alterações motoras.

Principais benefícios dos exercícios cinesioterapêuticos:

Promover o equilíbrio;

Melhorar o sistema cardiopulmonar;

Aumentar a coordenação motora, a flexibilidade e a mobilidade;

Aumentar a força dos músculos;

Melhorar a postura;

Treino de marcha/caminhada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias