Quarta, 19 de Janeiro de 2022
29°

Pancada de chuva

Paraíso do Tocantins - TO

Geral Tocantins

Metrologia Estadual verifica radares na BR-153

Quinze equipamentos da região centro-norte passam por Verificação Anual Periódica para averiguar o funcionamento do instrumento

26/11/2021 às 12h00
Por: Portal ToNotícias Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Metrologia Estadual verifica radares da BR-153 na região centro-norte - Foto: Luís Fernando Silva/Governo do Tocantins
Metrologia Estadual verifica radares da BR-153 na região centro-norte - Foto: Luís Fernando Silva/Governo do Tocantins

Atendendo ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nº 544/2014, é obrigatória a verificação de radares de velocidade uma vez por ano ou todas as vezes que o equipamento passar por algum tipo de reparo.

Desta forma, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) realiza a operação de Verificação Pós Reparo em quinze aparelhos na BR-153, próximo às cidades de Aliança do Tocantins, Crixás do Tocantins, Santa Rita do Tocantins, Miranorte, Rio dos Bois, Fortaleza do Tabocão, Guaraí, Presidente Kennedy e Brasilândia do Tocantins, região centro-norte do Estado.

A ação verificatória ocorre até esta sexta-feira, 26, e visa verificar a exatidão das medições efetuadas pelos radares. Durante o período serão aferidos os quinze radares (fixo e barreiras eletrônicas) e a operação conto com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o isolamento e segurança do trânsito durante os ensaios metrológicos.

Para o presidente da AEM, Rérison Castro, a fiscalização é de extrema importância. “As barreiras eletrônicas visam controlar a velocidade dos veículos e é fundamental que o medidor esteja marcando de forma correta, atestando a real velocidade dos veículos automotores”, pontua o presidente.

Importância dos radares para a segurança no trânsito

Os radares de trânsito são aparelhos que monitoram o tráfego de veículos e identificam quando um deles circula acima do limite estabelecido para a via em questão. Para o funcionamento, devem ter seu modelo aprovado pelo Inmetro, atendendo à legislação metrológica em vigor e aos requisitos estabelecidos na resolução do Contran.

As ações fiscalizatórias de radares são rotineiras e acontecem anualmente, obedecendo a calendário pré-estabelecido. Além das ações previstas, ocorrem as de cunho aleatório como a pós-reparo, que também são fundamentais para o perfeito funcionamento das barreiras eletrônicas.

“Visamos sempre considerar a segurança da sociedade e as operações metrológicas asseguram que os radares estejam em pleno funcionamento e cumpram sua missão de manter o motorista atento aos limites das vias”, destaca o presidente da Metrologia Estadual.

Vale ressaltar que as velocidades permitidas são determinadas considerando a segurança do trânsito e dos motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas.

Metrologia Estadual verifica radares na BR-153
Verificação de radares de velocidade é obrigatória uma vez por ano ou todas as vezes que o equipamento passar por algum tipo de reparo - Luís Fernando Silva/Governo do Tocantins
Metrologia Estadual verifica radares na BR-153
Ação verificatória ocorre até esta sexta-feira, 26, e visa verificar a exatidão das medições efetuadas pelos radares - Luís Fernando Silva/Governo do Tocantins
Metrologia Estadual verifica radares na BR-153
Radares de trânsito são aparelhos que monitoram o tráfego de veículos e identificam quando um deles circula acima do limite estabelecido para a via em questão - Luís Fernando Silva/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias