Sábado, 21 de Maio de 2022
29°

Tempo aberto

Paraíso do Tocantins - TO

Cultura Tocantins

Governo do Tocantins e Iphan firmam parceria para criação de plano de manutenção do patrimônio arquitetônico cultural

Reunião entre os órgãos tratou das ruínas de Chapada de Natividade e fechamento de calendário para visitas técnicas

14/12/2021 às 13h10
Por: Portal ToNotícias Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Plano de ação colaborativo será elaborado para atendimento dos municípios - Foto: Governo do Tocantins
Plano de ação colaborativo será elaborado para atendimento dos municípios - Foto: Governo do Tocantins

Com foco no resgate, valorização e manutenção do patrimônio arquitetônico cultural do Tocantins, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf) e Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia (Adetuc), e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizaram uma reunião nessa segunda-feira, 13, para pautar as ações de manutenção de obras e monumentos históricos em diversas cidades do Estado.

Durante a reunião, os técnicos das pastas envolvidas colocaram em pauta as obras de revitalização das ruínas das igrejas de Chapada de Natividade e o fechamento do calendário das visitas técnicas com engenheiros e arquitetos da Seinf, técnicos da Adetuc e o Iphan, para mapear as necessidades dos monumentos de cidades históricas do Tocantins.

Devem ser visitados pela equipe técnica a Casa de Cultura de Paranã; Casarão Aires; Igreja de Nossa Senhora do Carmo; Igreja Matriz de Nossa Senhora de Natividade; Memorial Coluna Prestes; Museu de Zoologia de Porto Nacional; Museu dos Povos Indígenas da Ilha do Bananal – Javaé e Karajá – Iny Heto; Museu Histórico e Cultural de Arraias; e Ruína do Rosário dos Pretos – Natividade.

De acordo com o superintendente da Cultura, Relmivam Milhomem, a reunião marca o início da parceria que irá ampliar a atuação do Governo do Tocantins com os órgãos competentes na valorização do patrimônio arquitetônico. "É o nosso primeiro encontro debatendo isso de forma conjunta. A partir de agora vamos elaborar um Plano de Ação integrado para que todos possam colaborar, dentro da sua esfera, para sanar os problemas referentes a manutenção desse importante patrimônio" mencionou Relmivan ao mencionar o trabalho multidisciplinar proposto pelo presidente da Adetuc, Hercy Filho.

Para o secretário da Seinf, Jairo Mariano, a conservação do patrimônio arquitetônico cultural precisa de atenção urgente e isso é uma determinação do governador em exercício, Wanderlei Barbosa. "Esta é uma demanda necessária em diversos municípios, desta forma, as parcerias institucionais que viabilizam projetos de restauração, manutenção e prevenção dos prédios e monumentos históricos e culturais do Estado são de fundamental importância”, frisou ao destacar a participação da Seinf no apoio técnico durante a execução das obras de revitalização propostas pela Adetuc.

Na reunião, estiveram presentes a subsecretária da Seinf, Mounira Hawat; a superintendente de Obras Públicas, Alline Alves; o superintendente da Cultura, Relmivam Milhomem, e a superintendente do Iphan, Cejane Pacini; entre outros representantes de áreas afins.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Paraíso do Tocantins - TO Atualizado às 13h15 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo aberto

Mín. 16° Máx. 30°

Dom 31°C 18°C
Seg 32°C 19°C
Ter 32°C 21°C
Qua 33°C 22°C
Qui 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias