Sábado, 21 de Maio de 2022
29°

Tempo aberto

Paraíso do Tocantins - TO

Justiça Tocantins

Balanço anual da Seciju aponta mais de cinco mil atendimentos voltados à política sobre drogas no Tocantins

Cerca de 20 municípios do Tocantins receberam capacitações, atendimentos e ações de assistência social

30/12/2021 às 11h30
Por: Portal ToNotícias Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Cidadania e Justiça atuou em ações preventivas, de tratamento e de combate às substâncias ilícitas - Foto: Seciju/Governo do Tocantins
Cidadania e Justiça atuou em ações preventivas, de tratamento e de combate às substâncias ilícitas - Foto: Seciju/Governo do Tocantins

O Relatório Mundial sobre Drogas 2021, emitido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), aponta que 275 milhões de pessoas utilizaram drogas, e outras 36 milhões sofreram de transtornos resultantes da aplicação de ilícitos no próprio corpo durante a pandemia da covid-19. Diante de tal cenário, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins (Seciju), atuou neste ano em ações preventivas, de tratamento e de combate às substâncias ilícitas que causam dependência física e psicológica, além de apoio na reinserção social dos indivíduos após o tratamento.

“Com o trabalho desenvolvido pelos servidores da Pasta, a política sobre drogas se fortaleceu no Estado em 2021, com mais campanhas de sensibilização, palestras com foco nos adolescentes, estudantes e representantes municipais e atendimentos da nossa equipe multidisciplinar especializada. Essas ações vêm para cumprir o dever do Governo do Tocantins de ter uma atenção especial e desenvolver a prevenção e tratamento relacionado às drogas e também colaboram para o combate de ilícitos”, frisou o secretário da Seciju, Heber Fidelis.

Atendimentos

A Pasta, por meio da Gerência de Prevenção contra as Drogas, continuou realizando atendimentos no Núcleo de Atenção ao Dependente Químico e as Famílias (Acolher) nos formatos home office, híbrido ou por agendamentos feitos por telefone. No total, 5.741 pessoas receberam orientações e encaminhamentos à rede de atendimento de acordo com a necessidade do caso e durante os atendimentos, foram recebidos 76 pedidos de acolhimentos voluntários, sendo 61 somente em Palmas, e articulação de pedidos de internação compulsória junto a rede de atendimento.

ONúcleo Acolher também realizou a campanhaAtenção à Família nos Tempos de pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19por meio das redes sociais que alcançou um público de 3.205 pessoas e realizou atendimentos telefônicos com orientações, triagens e encaminhamentos às comunidades terapêuticas que acolhem de forma voluntária e gratuita dependentes químicos; também foram realizaram testes rápidos para detecção de HIV e de Hepatite B e C.

Em continuidade às ações, a Gerência percorreu 20 municípios do Tocantins com a campanha da 20ªSemana Estadual Sobre Drogas, ocorrida entre os dias 24 de junho e 14 de julho com o tema:Atenção à Família nos Tempos de Pandemia, que culminou na capacitação de 469 profissionais que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e de Comunidades terapêuticas.

Também foram promovidas rodas de conversas com orientações para reativação dos Conselhos Municipais Antidrogas (Comad's) nos municípios, com participação de representantes do Poder Legislativo dos municípios, equipes da Saúde e Conselheiros, e lançamento da cartilha eletrônica sobre prevenção elaborada pela equipe técnica da Gerência.

Ainda durante a Campanha, a Gerência realizou uma ação social com a distribuição de 700 kits de alimentos recebidos pela parceria firmada entre a Seciju e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Tocantins (Setas), com o programa de Segurança Alimentar e Nutricional voltado às pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Paraíso do Tocantins - TO Atualizado às 13h15 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo aberto

Mín. 16° Máx. 30°

Dom 31°C 18°C
Seg 32°C 19°C
Ter 32°C 21°C
Qua 33°C 22°C
Qui 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias