Quarta, 19 de Janeiro de 2022
29°

Pancada de chuva

Paraíso do Tocantins - TO

Geral Tocantins

Governo do Tocantins institui campanha de combate e prevenção ao câncer do colo de útero e o Dia do Memorial em homenagem a militares mortos em exercício

Outras leis propõem alteração no Estatuto do Servidor e exigências aos planos de saúde

10/01/2022 às 12h45
Por: Portal ToNotícias Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Leis sancionadas pelo governador Wanderlei Barbosa estão publicadas no Diário Oficial do Estado - Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins
Leis sancionadas pelo governador Wanderlei Barbosa estão publicadas no Diário Oficial do Estado - Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

Leis que visam instituir o Dia do Memorial a policiais e bombeiros mortos no exercício da profissão, e a Campanha Janeiro Verde Piscina em combate e prevenção ao câncer do colo de útero, além de exigir que operadoras de plano de saúde cumpram o Código de Defesa do Consumidor (CDC), e ainda, promover mudança no Estatuto do Servidor, foram sancionadas pelo governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, nessa sexta-feira, 7 de janeiro. As leis estão publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) e entraram em vigor no mesmo dia.

Por ordem de numeração foram publicadas as leis a seguir. A Lei nº 3.873 altera o art. 134 da Lei nº 1.818/2007, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Tocantins, acrescentando o inciso XXVI que tipifica como ilícito funcional a violação às prerrogativas e direitos dos advogados no exercício de sua função.

Planos de Saúde

A Lei nº 3.874 dispõe sobre a obrigatoriedade das operadoras de planos de saúde de comunicarem aos conveniados sobre o descredenciamento de hospitais e médicos, no âmbito do Estado do Tocantins.

Essa comunicação deve ocorrer no prazo máximo de 24 horas após o descredenciamento, através de contato telefônico e e-mail. As operadoras que descumprirem a Lei estarão sujeitas às sanções e multas previstas na Lei Federal nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor).

Memorial

Já a Lei nº 3.876 institui o Dia do Memorial, em homenagem aos Policiais e Bombeiros Militares mortos em decorrência do serviço, no Estado do Tocantins. A data será comemorada anualmente sempre em 1º de novembro.

Conforme a Lei, caberá aos comandantes-gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros regulamentarem os critérios de enquadramento dos casos das mortes dos militares como em decorrência do serviço.

Janeiro Verde Piscina

E para intensificar o combate e a prevenção ao câncer do colo de útero, o Governador sancionou a Lei nº 3.877 instituindo a CampanhaJaneiro Verde Piscina, que será comemorada anualmente no mês de janeiro.

A campanha tem como objetivo sensibilizar a população quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo de útero; orientar as mulheres tocantinenses a respeito do adequado tratamento; e ainda fazer o encaminhamento necessário para as instituições de saúde públicas especializadas no tratamento da doença.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias