Quarta, 19 de Janeiro de 2022
29°

Pancada de chuva

Paraíso do Tocantins - TO

Saúde Tocantins

Governo do Tocantins realiza procedimento inédito de neurocirurgia

Procedimento foi realizado pela primeira vez no HGP em um paciente com malformação arteriovenosa e contou com auxílio de equipamentos modernos

10/01/2022 às 14h55
Por: Portal ToNotícias Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Serviço de neurologia e neurocirurgia do HGP conta com profissionais capacitados. - Foto: Saúde/Governo do Tocantins
Serviço de neurologia e neurocirurgia do HGP conta com profissionais capacitados. - Foto: Saúde/Governo do Tocantins

Notícia boa para saúde. Nesse sábado, 8, o Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou um procedimento inédito de embolização em um paciente com 54 anos, da neurocirurgia, com malformação arteriovenosa (Mav). Este tipo de embolização contou com equipamentos de tecnologia de ponta e uma equipe qualificada do serviço de neurocirurgia, com apoio da equipe da hemodinâmica.

O médico neurocirurgião Endovascular do HGP, Vinicius Bessa explicou que este procedimento é o primeiro no Estado e na unidade, “foi realizado em um paciente com malformação arteriovenosa, nos vasos cerebrais. Existem várias classificações utilizadas para esta doença. Os principais sintomas da doença são: convulsão, cefaléia e pode apresentar um quadro de acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. O tratamento da doença pode ser cirúrgico, radiocirurgia ou um tratamento endovascular, este mais utilizado feito por cateterismo, realiza arteriografia cerebral, diagnosticando a Mav e estudando quais são as artérias e veias que fazem parte da má formação, a gente consegue definir uma estratégia de tratamento por via endovascular.

O médico especialista ainda ressaltou: “depois que nós decidimos a estratégia de tratamento, é utilizado um microcateter apropriado que seleciona a artéria da Mav, e usamos um líquido embolizante para ocluir o vaso que está formando a malformação”, enfatizou.

O neurocirurgião e coordenador do setor de Neurocirurgia do HGP, Márcio Antônio de Sousa Figueiredo afirmou que “é um procedimento complexo que alia tecnologia e profissionais qualificados do nosso serviço”, destacou.

Sobre o serviço

O serviço de neurologia e neurocirurgia do HGP conta com profissionais capacitados e só em 2021, além de procedimentos por embolização, foram registrados cerca 650 outros procedimentos neurológicos na unidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias