Na manhã desta quarta-feira, dia 23, aconteceu no Auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins, em Palmas, reunião com a participação de mais de 200 produtores e moradores rurais da região do Vale do Araguaia para debaterem melhorias sobre a segurança no campo. A Vice-Prefeita de Paraíso do Tocantins, Raquel Ogawa, que também é produtora rural, foi uma das principais responsáveis por mobilizar a classe para este debate.
A reunião, organizada pelo Deputado Estadual Nilton Franco (MDB), também contou com a presença diversas autoridades, como o Presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade (PSL), os Deputados Estaduais, Elenil da Penha (MDB), Professor Junior Geo (PROS) e Valderez Castelo Branco (PP). As forças de segurança estiveram representadas pelo Secretário de Estado de Segurança Pública, Wlademir Costa e o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Silva Neto; além dos Prefeitos, Nezita (Monte Santo), Flavão (Divinópolis) Adauto (Chapada de Areia), Geciran (Dois Irmãos), Manoel Moura (Abreulândia), Marquinhos (Araguacema) e o presidente do Consórcio de Prefeitos do Vale do Araguaia, Isaías Piagem (Marianópolis), do Presidente do Sindicato Rural de Paraíso, Rogério Moraes, e do Sicoob Tocantins, Gilberto Moraes.
Dentre as principais solicitações da classe rural, está a implantação na região de Patrulhamento no Campo com Policiais Militares e a Delegacia Especializada de Combate à Crimes Rurais. Na oportunidade os participantes puderam explanar sobre o problema e contar as experiências negativas ocorridas em suas propriedades.
Para Raquel Ogawa, a situação no campo requer que sejam realizadas ações com urgência. “Este é um pedido de socorro, pois nas fazendas antes tínhamos paz e tranquilidade, hoje vivemos assustados. Por isso precisamos de mais segurança no campo e esperamos que sejam realizadas ações eficazes”, ressaltou.
O secretário de segurança pública, Wlademir Costa, informou durante a reunião, que a gestão estadual, através da secretaria, está estudando e criando um projeto de segurança específico para a zona rural e que logo será apresentado à comunidade.
Furtos e outros crimes no campo estão sendo realizados com maior frequência. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública foram registrados no estado 53 roubos em área rural, 1.237 furtos e 05 roubos seguidos de morte apenas em 2021.
Mín. 25° Máx. 41°