Sábado, 21 de Maio de 2022
29°

Tempo aberto

Paraíso do Tocantins - TO

Justiça Tocantins

Em Brasília, secretário da Seciju dialoga sobre melhorias no Sistema Penal no Conselho Nacional dos gestores da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária

Durante todo o dia desta segunda-feira, 9, são discutidas estratégias para a efetiva execução de políticas públicas penais nos estados

09/05/2022 às 18h21
Por: Portal ToNotícias Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
O secretário Deusiano Amorim frisou a importância da participação do Tocantins no Consej para o alinhamento de ações em âmbito nacional - Foto: Lauane dos Santos/Governo do Tocantins
O secretário Deusiano Amorim frisou a importância da participação do Tocantins no Consej para o alinhamento de ações em âmbito nacional - Foto: Lauane dos Santos/Governo do Tocantins

Com foco no diálogo entre entes federativos, bem como apoio à formulação da política criminal e penitenciária do Brasil e elaboração de planos nacionais, o secretário de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Deusiano Amorim, participa, nesta segunda-feira, 9, da reunião ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej). O gestor tem cadeira de representação do Tocantins no Conselho, que ocorre no Ministério da Justiça, em Brasília/DF, onde os secretários discutem diversas pautas para melhoria do Sistema Penal e alinhamento em âmbito nacional.

Durante a abertura, o ministro de Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, afirmou que é necessário solucionar os problemas do Sistema Penitenciário para resolver a questão da segurança pública. "Precisamos parar deencaixotaros presos, temos que ter um Sistema Penitenciário que acolha essas pessoas, que as forme e dê um destino diferente, a fim de garantir uma real segurança e cumprir metas fundamentais do Plano Nacional de Segurança Pública”, frisou.

O secretário Deusiano Amorim considerou importante o alinhamento de forma colegiada nacionalmente sobre os temais relacionados ao Sistema Penal. “Buscamos o fortalecimento das políticas públicas penais debatendo e discutindo como atuar em conjunto e trocando experiências de cada Estado. Com isso, a partir dos debates expostos, levo para o Tocantins soluções desenvolvidas por outros entes da federação e que podem nos auxiliar no trabalho diário de garantir as assistências previstas em lei, a devida segurança no ambiente carcerário e efetiva execução da pena”, destacou.

Pautas

Uma das principais pautas deste Consej foi a eleição do presidente e do vice-presidente para liderar o Conselho, além do Plano Nacional de Segurança Pública, procedimentos internos para entrada nas unidades penais, tecnologia e capacitação no Sistema Penal, apresentação do Sistema de patrulhamento aéreo da Polícia Penal de Minas Gerais.

Na ocasião, foram eleitos para presidência e vice-presidência do Conselho o secretário da Administração Penitenciária do Maranhão, Murilo Andrade; e o secretário da Justiça e Cidadania de Roraima, André Fernandes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Paraíso do Tocantins - TO Atualizado às 13h35 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo aberto

Mín. 16° Máx. 30°

Dom 31°C 18°C
Seg 32°C 19°C
Ter 32°C 21°C
Qua 33°C 22°C
Qui 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias