Sábado, 21 de Maio de 2022
27°

Tempo aberto

Paraíso do Tocantins - TO

Geral Tocantins

Tocantins participa de encontro do Fórum da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas em Mato Grosso

Representantes dos estados da Amazônia Legal tratam de estratégias conjuntas para combate ao desmatamento ilegal e incêndios

12/05/2022 às 18h10
Por: Portal ToNotícias Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Representantes dos estados da Amazônia Legal tratam de estratégias conjuntas para combate ao desmatamento ilegal e incêndios - Foto: Governo do Tocantins
Representantes dos estados da Amazônia Legal tratam de estratégias conjuntas para combate ao desmatamento ilegal e incêndios - Foto: Governo do Tocantins

Representantes do Tocantins participamdo encontro do Fórum de Secretários da Força-Tarefa de Governadores para Clima e Florestas (GCF-Task Force, da sigla em inglês), em Mato Grosso, para tratar de estratégias conjuntas de combate ao desmatamento ilegal e incêndios.

Durante a agenda de compromissos, integrantes da comitiva representante do Estado reuniram-se com técnicos para debater temas relacionados ao suporte do REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal), no âmbito da Cooperação Técnica da Alemanha. O grupo de técnicos do Tocantins encerra a participação na reunião da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) nesta quinta-feira, 12.

A comitiva do Tocantins conta com servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh); do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); da Procuradoria-Geral do Estado (PGE); da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); e da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias do Estado (Tocantins Parcerias).

A agenda de participação teve início na terça-feira, 10, e se estende até esta quinta-feira, 12. A secretária de Meio Ambiente do Mato Grosso e presidente da Abema, Mauren Lazzaretti, afirmou que o problema do combate ao desmatamento é comum a todos os estados da Amazônia Legal, o que motiva essas unidades da federação a estruturarem um plano conjunto de apoio ao combate aos ilícitos ambientais e incêndios florestais, com propostas, como por exemplo, de aquisições que poderiam ser facilitadas em consórcio.

"Neste encontro, tratamos das estratégias estaduais para o combate ao desmatamento ilegal e uma proposta de ação articulada com o governo federal, para, não só as áreas públicas federais, mas também as de conflito e de divisa, em que o combate só dos estados não é suficiente", destaca Mauren Lazzaretti.

Asuperintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais da Semarh,Marli Santos,contaque foram discutidos dois pontos principais, as ações regionais para redução do desmatamento e dos incêndios florestais, acrescentando que, na ocasião, foi esclarecido como os estados podem participar dos trâmites de crédito de carbono florestal, para obtenção de recursos financeiros e promoção do desenvolvimento de baixas emissões de gases do efeito estufa . Além disso, foram pontuadas questões de combate ao desmatamento, em que buscarão o governo federal, para uma atuação conjunta.

“O encontro do GCF foi bem positivo, porque permitiu que os estados enfrentem os desafios de reduzir o desmatamento e incêndios florestais, ao mesmo tempo que conseguiram analisar a perspectiva de obter recursos financeiros para garantir as ações ambientais do Estado, além do comando e controle. Como por exemplo, incentivos para uma economia ambientalmente sustentável”, ponderou Marli Terezinha.

A procuradora da PGE do Tocantins, Fernanda Rolim pontuou que: “No que se refere ao mercado de carbono, os procuradores estão atuando para garantir segurança jurídica para os modelos de transação dos créditos de carbono”, ressaltou.

Agenda técnica

Os participantes conheceram o trabalho realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), as experiências e os resultados da implantação da Licença por Adesão e Compromisso (LAC), os investimentos e as estratégias utilizadas para melhores resultados da fiscalização ambiental contra desmatamento ilegal e incêndios, e os avanços no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Durante a visita, também foram percorridas as instalações da Sala de Situação do Órgão. No REDD+, a diretora de Inteligência Ambiental, Clima e Florestas da Semarh, Cristiane Peres, avalia a oportunidade de participação. “A experiência para a equipe técnica da Semarh, em conhecer as especificidades do sistema de meio ambiente mato-grossense, facilitará o nosso trabalho, pois foram apresentados diversos casos de sucesso na desburocratização do licenciamento ambiental e ainda os instrumentos adotados no Estado do Mato Grosso para o combate aos ilícitos ambientais”, destaca a diretora.

O diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins, Eliandro Gualberto, reitera. "É uma excelente oportunidade para conhecermos novas ferramentas e estratégias inovadoras, implementadas pelo Estado do Mato Grosso no combate ao desmatamento e queimadas ilegais. Muitas das estratégias empregadas pela Sema/MT podem ser adaptadas à necessidade e à realidade do Estado do Tocantins, como forma de alavancarmos tanto o combate ao desmatamento ilegal quanto promovermos a regularização ambiental e o desenvolvimento sustentável do nosso Estado", afirma o diretor.

Programação

A reunião temática do REDD+ se estendeu por toda a tarde desta quarta-feira, 11, e também aconteceu o evento promovido pela Câmara Técnica do Clima da Abema,Diálogo 9 - Financiamento das Ações de Descarbonização. O encontro reúne embaixadores, representantes e diretores de organizações que compartilham experiências sobre o financiamento de ações climáticas nos Estados, recuperação verde, descarbonização e oportunidades de financiamento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Paraíso do Tocantins - TO Atualizado às 11h54 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo aberto

Mín. 16° Máx. 30°

Dom 31°C 18°C
Seg 32°C 21°C
Ter 33°C 22°C
Qua 34°C 22°C
Qui 32°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias