Chamando atenção para a importância de se debater acerca da garantia de direitos da população transgênera do município, a Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Fundação Municipal da Juventude, realizou uma roda de conversa voltada para este público na noite desta terça-feira, 31.
Dentre os pontos abordados no debate, se destacaram a saúde, no tocante ao acesso a psicólogo, endocrinologista, psiquiatra, urologista, remédios. Também foi abordada uma maior facilitação no processo de retificação dos nomes sociais, para tanto os presentes solicitaram um diálogo assertivo entre a prefeitura , o cartório e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC).
Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional
Participaram do evento, o vice-presidente da Fundação Municipal da Juventude, Mayk Sander, a secretária municipal de Saúde, Lorena Martins, superintendente municipal de Saúde, Domingas Thayse, chefe de gabinete do município, Marcos Geovani, representando o prefeito Ronivon Maciel, Técnica Judiciária CEJUSC, Silvana Gonçalves, Paulyene Lima, conciliadora judicial, Fabiana Martins, médica endocrinologista do município, e a estagiária da CEJUSC, Fabiane Siha, os idealizadores Francisco Neto- coordenador da Cultura e do turismo, Pedro Henrique Ribeiro - Diretor de Juventude.
Para o vice-presidente da Fundação Municipal da Juventude, Mayk Sander, a gestão municipal demonstra um olhar sensível para a causa ao estar promovendo acolhimento por meio de uma roda de conversa como a que ocorreu nesta terça-feira. Estamos nesta noite especial reunindo as pessoas Trans da nossa cidade para que possamos construir um atendimento para elas na nossa rede municipal. Tratamos sobre atendimentos de saúde, tratamento hormonal e até em relação a retificação do nome social. Queremos construir um atendimento a elas no nosso município de forma integrada, em uma rede de apoio”, completou.
Em sua fala, a secretária municipal de Saúde, Lorena Martins enfatizou: “Fiquei muito contente ao ser convidada para participar da roda de conversa, encontros como esse são importantes demais, temos muitos avanços a serem feitos em relação a essa pauta. O que posso garantir é que a Secretaria de Saúde tem total interesse em dar o suporte necessário que as pessoas Trans no nosso município precisam. Esse é com certeza um momento marcante, trataremos com todo respeito e cuidado de todas as temáticas e solicitações feitas hoje”, pontuou.
Nós lutamos diariamente por igualdade e equidade no nosso meio social. Por isso, estamos nessas lutas constantes e na militância. O nosso interesse é que a sociedade em geral e os órgãos competentes se adaptem a nossa realidade, e consequentemente consigamos atingir nossos objetivos através do diálogo”, argumentou Felícia Uchoa, grande ativista da causa em Porto Nacional.
Mín. 21° Máx. 35°