A Prefeitura de Porto Nacional, localizada no estado do Tocantins, agiu de forma preventiva e realizou uma reunião extraordinária na manhã desta quarta-feira, 12, com todas as forças de segurança do município. O objetivo foi adotar medidas imediatas de proteção e intensificar a discussão e execução de estratégias dentro das unidades escolares, visando garantir a segurança da comunidade escolar.
Durante o encontro, o prefeito Ronivon Maciel anunciou a criação da patrulha escolar, a contratação de vigias diurnos devidamente preparados, além da promoção de orientações e palestras para profissionais e alunos de todas as escolas municipais, estaduais e particulares. Outras medidas adotadas incluem a criação de um Comitê de Trabalho e a disponibilização de recursos municipais para investimentos em segurança nas escolas, bem como a instalação de câmeras de segurança, com monitoramento 24 horas, em todas as 30 escolas do município.
Em seu pronunciamento, o prefeito Ronivon Maciel tranquilizou a população e afirmou que a Prefeitura de Porto Nacional tomará todas as medidas necessárias e imediatas para garantir a segurança nas unidades escolares. Reuniões periódicas serão realizadas a partir de agora, com foco na criação de diversas medidas de segurança. "Usaremos a administração municipal para ofertar segurança dentro das escolas, faremos o que estiver ao nosso alcance para garantir que nossos alunos estejam seguros", garantiu o prefeito, ressaltando a importância da escola na formação de bons cidadãos e o compromisso em evitar que o medo e a insegurança afetem a população portuense.
O subcomandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, Major Emerson Rodrigues Moura, destacou que a polícia militar já está monitorando todos os locais e que o efetivo está em alerta máximo. "A Polícia Militar do Tocantins está atenta e em alerta máxima para evitar esses ataques em escolas, e o 5º Batalhão de Polícia Militar de Porto Nacional não está sendo diferente. Já estamos realizando rondas nas proximidades das escolas e, em parceria com a Polícia Civil, investigações preventivas com tecnologia de ponta para identificar possíveis ataques", afirmou.
Além das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, a reunião contou com a participação de vereadores, secretários municipais, Conselho Municipal de Segurança e o vice-prefeito Joaquim do Luzimangues, demonstrando a união de esforços em prol da segurança nas escolas do município. A Prefeitura de Porto Nacional reafirma seu compromisso em garantir um ambiente seguro e tranquilo para a comunidade escolar e em agir de forma preventiva para proteger os estudantes, professores e demais profissionais da educação.
Mín. 21° Máx. 22°